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Jantar engorda? Ou não engorda?

JAN28 Jantar engorda? Ou não engorda?
Postada em 28/01/2008 às 09h23.

Provavelmente você já ouviu aquela história de que ficar sem jantar emagrece. Já deve até ter tentado jejuar à noite durante alguns dias para ver o que acontece. O resultado desta ação, porém, pode ser o inverso do desejado. Este é um dos mitos que circulam por aí condenando o ato de jantar, mas a verdade é que esta refeição é tão ou mais importante para o organismo do que as outras.

Segundo os nutricionistas, o jantar é a refeição que deveria ter a melhor qualidade de matéria prima do dia. “É durante o sono que existe o pico do crescimento e da renovação celular. Renovamos diariamente 50 milhões de células. Cada célula é formada por no mínimo 44 nutrientes conhecidos, portanto sem matéria prima adequada não há como fazer uma boa renovação celular, nem manter um crescimento adequado”, explicam os especialistas.

Deixar de jantar pode também favorecer o acúmulo de gordura, pois, para o nosso organismo gordura é defesa. “Quando deixamos de oferecer matéria prima adequada para o bom funcionamento do organismo ele tende a reter gordura para garantir sobrevivência e utiliza a proteína para seu consumo de energia. Isto pode fazer com que a pessoa perca peso na balança, mas o que houve foi uma perda de massa magra e não de gordura”.

Mas isso não significa que você está liberada para comer o que quiser à noite e em qualquer horário. “O nosso organismo foi adequado para hábitos diurnos. O ideal seria jantar até às 20h ou pelo menos duas horas antes de dormirmos porque conforme vai escurecendo o nosso gasto energético diminui. Também é importante diminuir a quantidade de comida, em relação ao almoço”, afirmam os nutricionistas.

Os especialistas afirmam que um jantar saudável e nutritivo é composto por um alimento de cada grupo. “Por exemplo:Os produstos shapeworks da Herbalife.Tem todos os nutrientes indispensaveis para uma reposição completa de tudo que nosso corpo precisa para fazer uma reconstrução das nossas células. Muita gente tem o costume de comer um lanche ou um café com pão no jantar, mas isso não é aconselhável porque faltam nutrientes neste tipo de refeição”.

Evite pães, bolachas, torradas, doces, frituras de imersão e grandes quantidades de qualquer alimento. O ideal é manter também um hábito de se alimentar regularmente durante o dia, de preferência a cada três horas. Isso evita ataques de fome noturnos. “Se alimentar de três em três horas mantém um fluxo regular de energia para o organismo e evita que a gente sinta muita fome nas próximas refeições. Os alimentos que mais mantêm um fluxo de energia regular para o organismo são as frutas e as saladas com folhas verdes cruas, que devem ser consumidas sempre, no almoço e no jantar”.

Confira agora algumas dicas para uma alimentação saudável:
- Atente-se à qualidade e ao equilíbrio de alimentos nas suas refeições. Escolha alimentos variados, pois cada grupo contém nutrientes específicos, com funções específicas. Se você quer emagrecer, diminua a quantidade dos alimentos e não a qualidade e a diversidade;

- Prefira produtos frescos aos industrializados, que possuem muitos produtos químicos e sal em excesso;

- Crie o hábito de se alimentar a cada três horas. Pequenas refeições, em intervalos regulares, mantêm um nível de energia regular para o sistema nervoso central e faz com que você não sinta fome nem compulsão para comer na próxima refeição;

- É importante ingerir de 2 a 3 litros de líquidos (água, chás variados, sucos diluídos, água de coco), durante o dia, mas evite a ingestão de líquidos durante e na primeira hora após as refeições, para não diluir o suco digestivo e inibir a digestão e a absorção de nutrientes;

- Se você não tem, adquira o hábito de alimentar-se com calma e consciência, considerando que o momento da sua alimentação é um investimento na sua saúde;

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Rubens Granato Junior

Rubens Granato Junior

59 anos, casado(a)
Cotia / SP

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